quarta-feira, 5 de março de 2008

Ação prende 44 policiais e três políticos por corrupção








Uma operação conjunta das polícias Federal, Militar e Civil levou à prisão de 47 pessoas, nesta quarta-feiara, em seis cidades do interior do Paraná. A Operação Forças Unidas foi desencadeada após o depoimento de uma testemunha ligada ao contrabando na área de fronteira. Dos presos, 35 são policiais militares - cinco oficiais - e nove civis, além do vice-prefeito de Alto Paraíso e dois vereadores (um de Ivaté e outro de Cruzeiro do Oeste). Os nomes dos acusados não foram divulgados. Ao todo foram expedidos pela Justiça Federal de Umuarama 50 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão. Os mandados fazem parte de procedimento investigativo sobre contrabando, aberto pelo juiz federal Jail Azambuja. O magistrado é o mesmo que sofreu um atentado em Umuarama na última quinta-feira, quando o carro dele foi atingido por cinco tiros - o que foi interpretado como uma represália dos bandidos ao processo. A moto utilizada no atentado contra Azambuja já foi localizada e três pessoas que supostamente teriam participado do ataque também estão presos.
Acusações
As acusações contra os suspeitos incluem contrabando (principalmente bens eletrônicos e cigarros), descaminho (transporte ilegal), tráfico de drogas e corrupção. A Operação vai continuar até que sejam encontrados os outros três acusados (dois empresários e um policial militar) que continuam foragidos. A Polícia Federal (PF) acredita que pelo menos um dos acusados está escondido no Paraguai e outro na cidade de Eldorado (MS). Uma revenda de carros de Umuarama foi fechada - segundo a Polícia Federal, ela estaria sendo utilizada pelos contrabandistas para lavagem do dinheiro obtido com os crimes. O cabeça do esquema criminoso seria, segundo a PF, o dono da revenda de automóveis.
Prisão temporária
Os acusados tiveram o pedido de prisão temporária decretado e devem permanecer presos por 30 dias. Nesse período, serão recolhidas mais provas e ouvidas outras testemunhas. Não está descartada a hipótese de quebra de sigilo bancário e fiscal dos acusados. Apesar de terem sido levados para Maringá, após serem ouvidos os policiais presos serão transferidos para Curitiba, por questões de segurança. Já os demais serão enviados para Umuarama.Além da revenda ter sido lacrada, foram apreendidos computadores e documentos nas residências dos acusados. As cidades em que foram cumpridos os mandados foram Umuarama, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Cianorte e Cruzeiro do Oeste. ( Tony D. Silva )

Nenhum comentário: