quarta-feira, 30 de abril de 2008

Paraná registra manhã mais fria de 2008

O Paraná registrou a manhã mais fria do ano, nesta quarta-feira (30). Em Palmas, na região Sul, os termômetros marcaram 1,2ºC de mínima. Anteriormente o valor mais baixo era do dia 15 de abril, 2ºC também registrado em Palmas.
Seguindo a tendência estadual, Curitiba também teve a manhã mais fria do ano nesta quarta-feira (30). Depois de um dia de intensas chuvas, os curitibanos precisaram se agasalhar para sair de casa. Segundo a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, a temperatura mínima na capital ficou em 9,8ºC graus nesta manhã.
O valor mais baixo anteriormente registrado foi no dia 15 de abril, quando os termômetros cravaram 10,3ºC na capital paranaense. No entanto, segundo a meteorologista Sheila Paz, a tendência para a noite desta quarta-feira (30) é de ainda mais frio. A previsão é que a temperatura mínima chegue aos 8ºC. A máxima não ultrapassa os 16ºC na capital. As baixas temperaturas são em razão da massa de ar frio e seco sobre a região Sul do país.
“Amanhã (1.º) em Curitiba, tudo indica para ser mais frio ainda. A temperatura mínima deve girar entre 7ºC e 8ºC. Na região Central o frio também será intenso”, explicou Sheila. No início da manhã, a temperatura mínima registrada em Palmas foi de 2ºC. No entanto, com o passar das horas o frio ficou ainda mais intenso na cidade e a temperatura caiu para 1,2ºC, recorde, até agora, no estado como valor mais baixo em 2008.
Geada
Apesar do frio intenso, o Simepar, até as 9 horas desta quarta-feira, não havia registrado geadas no estado. “Há condições para o fenômeno em regiões de fundo de vale e em locais que ficam fora da ação dos ventos. Se aconteceu geada, foi de forma fraca e somente na região de Palmas, no Sul”, explicou a meteorologista.
A geada não é medida como a chuva pelo Simepar. O instituto recebe relatos de agricultores e moradores que observam o fenômeno e avisam.
Previsão para o feriado
Segundo a meteorologista, a previsão é de chuva para as regiões Oeste, Centro-Oeste e Noroeste nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. Em Curitiba e no Litoral a nebulosidade diminui. O Sol aparece, mas não faz calor. Nas praias a previsão é que as temperaturas variem 11ºC e 22ºC.
“A massa de ar frio perde força, até o fim de semana. Na sexta-feira (2) a situação de chuva aumenta em todo o estado”, explicou. O tempo fica nublado com previsão de chuva a qualquer momento.
No fim de semana (3 e 4), o tempo fica estável em todo Paraná. Com o Sol aparecendo entre nuvens. Mesmo assim, as temperaturas vão continuar amenas.

Nenhum comentário: