quinta-feira, 24 de abril de 2008

Seqüestrado bebê supostamente escolhido para programa de TV

Um bebê foi seqüestrado na madrugada da última quarta-feira em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, por homens que se apresentaram como produtores da equipe de do programa da Ana Maria Braga. O combinado era fazer da menina de apenas 26 dias de vida uma estrela mirim, com a sua participação em um quadro em homenagem ao dia da mães do programa de TV Mais Você. No entanto, a promessa feita à dona-de-casa Luciana Cristina Leal Rodrigues, 25 anos, que assinou contrato com agência de modelos infantis no centro do Rio em troca de cachê de R$ 1,5 mil, era uma farsa.
» vc repórter: mande fotos e notícias
"Eles tinham até crachá com símbolo da Rede Globo, fotos e nomes. Não desconfiei de nada. Fui pega de carro com minha filha e me disseram que íamos gravar na casa da própria Ana Maria Braga. Agora minha filhinha sumiu", disse Luciana Cristina, que registrou queixa de seqüestro na 73ª DP. Ela foi resgatada, por parentes, ferida em uma estrada de Itaboraí.
O drama da dona-de-casa começou na última terça-feira, quando ela viu na TV o anúncio da agência ANT Publicidade, recrutando crianças e adolescentes para trabalhos como modelos. Luciana Cristina vende produtos de beleza e ligou para a empresa com a intenção de inscrever a filha mais velha, mas o funcionário que a atendeu se interessou imediatamente pelo bebê.
"Um senhor chamado Ulisses disse que seriam cobrados R$ 135 pela inscrição da mais velha. Como eu disse que não tinha essa quantia e nem poderia sair para tentar arrumar, porque ainda estou de resguardo da caçula, ele começou a me perguntar sobre o bebê e falou que era exatamente o que procuravam, uma menina que ainda estivesse sendo amamentada", disse a vítima.
Na terça-feira à noite, a mãe levou a recém-nascida à agência, na avenida Gomes Freire, número 373, no bairro da Lapa. Acompanhada da irmã da criança, Maria Eduarda, e da avó materna, Eliana Teixeira Leal, 50 anos, Luciana Cristina disse que os funcionários se mostraram encantados com a beleza da caçula.
No local, havia outras mães com seus filhos aguardando atendimento e o seu bebê, após alguns minutos de espera, fez um ensaio fotográfico. A dona-de-casa disse que assinou contrato para uso da imagem da criança, acertou o valor do cachê para ser pago depois e recebeu cópia do documento e CD com cópias das fotos. Além do lanche para a família, a agência pagou a corrida do táxi que a levou de volta para casa, em São Gonçalo.
Na última quarta-feira, a mãe recebeu um telefonema da agência dizendo que a menina teria sido selecionada para participar da gravação de um quadro do Mais Você, que estaria sendo produzido para ir ao ar no próximo dia das mães. Luciana Cristina recebeu duas ligações do homem que se apresentou como Ulisses e até os vizinhos foram informados da novidade. Na segunda vez em que se falaram, eles combinaram de apanhar mãe e filha na porta da residência, às 23h. As duas seguiram com dois casais, que se apresentaram como integrantes da produção do programa, em um carro.
"O único mais bem vestido era o motorista, mas dois deles usavam bonés, inclusive uma das mulheres. No meio do caminho, eles disseram que o carro tinha enguiçado e pararam em uma estrada escura e deserta. A moça que estava ao meu lado quis fazer xixi e eu tive que sair pra ela passar. Quando pedi a mulher que estava no banco do carona pra segurar meu bebê enquanto eu levantava, um dos homens me deu uma "gravata" e me jogou no chão", disse Luciana Cristina. Ela disse que teve boca, braços e pernas atados com fita adesiva e que quase desmaiou com um lenço embebido com líquido que parecia éter, colocado no seu rosto.
A mulher ainda tentou lutar com os seqüestradores, mas foi dominada e arrastada para o meio de um matagal à beira da via, que ela soube depois se tratar da estrada de Pacheco, em Itaboraí. Os criminosos chegaram a ameaçá-la de morte caso continuasse resistindo. Um carro que passou no local assustou os quatro e eles correram para o veículo, fugindo com Isabela em alta velocidade na direção de Maricá, na região dos Lagos.
"Levaram minha bolsa com a cópia do contrato da agência e todos os meus pertences. Quando estavam fugindo, ainda ouvi falarem que precisavam estar em um aeroporto às 7h porque o vôo estava marcado para às 8h", disse a mãe do bebê.
Depois de ser deixada na estrada pelos quatro seqüestradores, Luciana Cristina foi encontrada por familiares. Ela caminhou na estrada escura até chegar a um orelhão perto de uma escola pública, no bairro Perobas, onde fez ligação a cobrar para uma prima, também moradora de São Gonçalo.
Luciana Cristina prestou depoimento e deu informações para a confecção de retrato-falado das duas mulheres. Um pedaço da fita adesiva usada para imobilizá-la foi apresentado à polícia.

Nenhum comentário: