terça-feira, 27 de maio de 2008

Bares, restaurantes e casas noturnas fazem campanha antitabagista

Bares, restaurantes e casas noturnas de Maringá promovem neste sábado (31), uma campanha para conscientizar os frequentadores sobre a proibição de fumar em ambientes fechados.
A 'ação de conscientização do uso de fumígeros em ambientes fechados' partiu dos próprios comerciantes, que vão uniformizar os funcionários, fixar banner e distribuir folhetos orientando os clientes sobre a questão legal do tabagismo em ambientes internos.A ação visa acabar com a resistência dos freqüentadores. Desde agosto do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde vem orientando comerciantes e alertando fumantes.Proprietários e funcionários de bares, restaurantes e casas noturnas assinaram um Termo de Ajustamento e Conduta com a Procuradoria do Trabalho e a Promotoria de Meio Ambiente, comprometendo-se a respeitar a legislação. Mas sentem dificuldades em convencer alguns clientes, o que levou a iniciativa de promover a campanha deste sábado, marcando o Dia Internacional de Combate ao Tabagismo.“Muitas pessoas alegam desconhecer a proibição, especialmente os de fora, o que dificulta qualquer tentativa de orientar o cliente”, explica o empresário Michel Name.A gerente de Vigilância em Saúde do município, Rosângela Treichel Saenz Surita, reforça que são três as leis que proíbem a uso de cigarro em ambientes fechados, uma federal, uma estadual e outra municipal. O Ministério Público (MP) cobra ações da fiscalização para que a as leis sejam cumpridas. O responsáveis por boa parte dos estabelecimentos já foi orientado e notificado sobre a proibição. A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), reunindo representante de todos os setores responsáveis pela fiscalização e funcionamento de estabelecimentos comerciais, voltou às ruas na semana passada, constatando irregularidades. O problema maior, identifica Dora Bombo, da Vigilância Sanitária, está nas casas noturnas. “Porém, onde os administradores estão envolvidos os clientes respeitam”, conta.

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