quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasil produzirá remédio contra rejeição a rins transplantados

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, assinou um acordo com a multinacional farmacêutica Roche para produzir no Brasil o medicamento micofenolato de mofetila, indicado contra a rejeição de órgãos transplantados, principalmente rins. A Fiocruz fornecerá, ainda este ano, 9 milhões de comprimidos do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o ministério, a parceria também prevê intercâmbio científico para o desenvolvimento de novos tratamentos e transferência de tecnologia para a produção de medicamentos contra câncer, doenças neurológicas e virais.

O acordo levará a uma redução do preço do medicamento durante o período de transferência de tecnologia - o valor passará de R$ 1,87 para R$ 1,67 - e também propiciará o domínio de todas as fases do processo, incluindo a produção do insumo farmacêutico ativo (IFA). Com a incorporação do todo o processo de produção do medicamento, a estimativa é que o gasto anual do governo diminua nos próximos anos. A partir de 2012, a produção da Fiocruz atingirá 20 milhões de unidades por ano.

FONTE : TERRA.COM

Nenhum comentário: