terça-feira, 25 de julho de 2017

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 80 anos da Imigração Japonesa


A Câmara Municipal de Marialva realiza nesta quarta-feira (2) sessão solene para entrega de Moção de Congratulação, Aplauso e Confiança à ACEM (Associação Cultural Esportiva Marialvense) em comemoração aos 80 anos da Imigração Japonesa em Marialva. O evento terá início às 19h30 no Edifício Dr. Jerson Caponi de Melo, Rua Nossa Senhora do Rocio, 873.
As primeiras famílias de imigrantes chegaram em Marialva em 1937, oriundas do interior paulista. Inicialmente, se dedicaram ao plantio de café, cultura substituída nos anos 70 por outras lavouras em função das geadas que dizimaram as plantações e redesenharam a economia regional.
Nesse contexto de dificuldades no campo, com o fim do ciclo cafeeiro, que fez a história e a riqueza do Norte e Noroeste do Estado, surgiu a viticultura em Marialva introduzida pelas famílias Wakita e Yamanaka, que a exemplo de outros imigrantes dedicaram-se inicialmente às lavouras de café e ao cultivo de hortaliças.

Após mais de oito décadas, as tradições da cultura niponica ainda são preservadas pela Associação Cultural Esportiva de Marialva, que conta com aproximadamente 180 famílias associadas. 

Nenhum comentário: