segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Câmara Municipal inicia comemoração à Semana da Pátria



A Câmara Municipal de Maringá iniciou, hoje (4), a programação da semana `Pátria é Cidadania´ em comemoração à independência do Brasil. A primeira atividade foi a palestra com o ex-deputado constituinte Tadeu França aos alunos e professores dos Colégios José Gerardo Braga e Alfredo Moisés Maluf, durante a manhã, no plenário da Casa. Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Edson Scabora e vereadores.
A explanação de França focou as memórias dos períodos que atuou como vereador de Maringá, deputado federal e secretário de Estado. Foram 19 anos de vida pública que começaram no antigo MBD. “Era professor da UEM e morava no Jardim Alvorada, um dos bairros mais pobres da cidade que recebeu muitas famílias de cafeicultores atingidos pela geada de 1975. Fui candidato a pedido dos moradores e fiz uma campanha humilde que surpreendeu pelo resultado. Fui o segundo vereador mais votado da cidade naquela eleição”, lembrou França que também concedeu uma entrevista ao programa Câmara Cidadania, da TV Câmara Maringá, disponibilizada no canal 16 da Net, no site da Câmara (www.cmm.pr.gov.br) e no Youtube.
O destaque da palestra foram as lembranças de França sobre o cenário que permeou a elaboração da Constituição de 1988 onde ele explicou como eram costurados os acordos que deram origem às leis atuais. Apesar do momento conturbado na política nacional, ele acredita que o “Brasil tem jeito” e a Operação Lava Jato é um exemplo de esperança. “Tenho certeza que o Judiciário deixará marcas positivas, neste século, para o Brasil e o mundo. O lamaçal de corrupção que está sendo desvendado não é motivo para desânimo. Muito pelo contrário. A transparência que vivemos, hoje, mostra que a corrupção não vale à pena e que a política não é uma carreira e sim uma missão”, afirmou. Aposentado da política partidária e da universidade, França mantém a luta por seus ideais em movimentos populares da cidade.
Na programação definida para esta semana, a terça-feira (5) começa com a sessão ordinária onde haverá a entrega de brasão do município e título de mérito comunitário à presidente da Academia de Letras de Maringá, Jeanette Monteiro De Cnop, por iniciativa do vereador Onivaldo Barris (PHS). Na ocasião, a tribuna da Casa será utilizada pelo maestro Davi Oliveira que relatará a situação da Fundação e Teatro Luz Amor. Entre os presentes estarão membros dos grupos da Terceira Idade Palmeiras e Condomínio do Idoso. Às 19h30, será realizada a última sessão ordinária, da 4ª legislatura da Câmara Mirim.

Na quarta-feira (6), último dia da campanha cívica, será realizada a palestra “Brasil: da formação do Estado Nacional ao Passivo Social”, com o professor e radialista Gilson Aguiar para alunos e professores dos Colégios São Francisco Xavier e Gerardo Braga, às 9 horas. À noite, a partir das 19 horas, haverá sessão ordinária do Parlamento Jovem, coordenada pela Escola Legislativa.

Nenhum comentário: